É preciso ter em mente que quando se marca um reunião, se deixa de fazer diversas tarefas naquele horário, então, marque sempre com um propósito definido. Seja eficaz.
Tenha um objetivo claro. Ele é o que pauta a real necessidade desse tipo de trabalho em grupo, quem deve participar e o que vai ser discutido. Quando os objetivos não estão bem definidos, é melhor estudar o assunto e planejar com calma o que deve ser feito.
Mais detalhes
Não adianta que a equipe saiba apenas o tema do que será discutido. Ela precisa ter informações sobre o assunto e o que se espera discutir. Dessa forma, pode-se verificar a necessidade de preparar algum material, levantar informações adicionais e até mesmo confirmar a necessidade da presença de alguns participantes.
Precisa mesmo?
Graças à quantidade de formas com que os colegas se comunicam entre si – e-mail, telefone ou mensagem instantânea, por exemplo – é importante verificar se há a necessidade de convocar uma reunião ou se o assunto pode ser tratado por outra via.
Participantes
Uma coisa é saber quem é fundamental e outra, bem diferente, é saber quem é desejável. Ter isso bem delimitado evita que as pessoas percam tempo, que não fiquem incomodadas com os convites de reunião e que o grupo se disperse.
Tempo determinado
Inclua no convite a duração do encontro, para que o profissional possa organizar o restante de sua agenda. O tempo estimado não pode ser muito grande, porque facilita a perda de foco, nem muito pequeno, por ser ilusório, o que impede a correta discussão das pautas e ainda ocasiona atrasos nos compromissos agendados após essa reunião.
Hora do intervalo
Pensar no bem-estar dos colegas durante os momentos de discussão também é atribuição de um bom condutor. Café, água e alguma coisa para comer ajuda a manter o grupo unido quando a conversa é longa. Outra opção é sugerir um intervalo para as pessoas irem ao toalete, retomarem a concentração e descansarem um pouco.
Anotações
Reuniões produtivas geram decisões e ações delimitadas. Dessa forma, o registro do que foi decidido, bem como a definição dos responsáveis e os prazos de implementação e conclusão de cada tarefa precisam ser registrados.
Assunto encerrado
Saber a hora de encerrar a reunião é muito importante, quem a convocou deve observar se os principais pontos foram discutidos, se foi estabelecido um plano de ação e também se as pessoas estão cansadas. Nesse momento, chega-se a um nível improdutivo.


0 comentários:
Postar um comentário